segunda-feira, 10 de agosto de 2009


“Ensinar é um gesto de amor expresso através dos atos de guiar, oportunizar situações, orientar, instruir e transmitir conhecimentos, mas para que esse processo funcione, é necessário que se considere o desejo de autodescoberta como importante fator para uma aprendizagem significativa, seguindo os passoss de uma boa e qualificada aprendizagem.
Desta forma na manhã de 9 de maio de 2009, mais precisamente no segundo domingo de maio, “Dia das Mães”, no município de Alto Parnaíba – Ma, cidade situada na margem esquerda do Rio Parnaíba localizada ao extremo sul do estado do Maranhão, com distancia de aproximadamente 1200 km da capital, São Luis, com população de 10.635 habitantes (IBGE 2008).
.
Aconteceu a abertura oficial do GESTAR II - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar ou seja, Formação Continuada de Professores das séries finais do Ensino Fundamental.
O referido encontro foi desenvolvido no pátio da Escola Municipal Unidade Integrada Marly Sarney com a presença dos Professores Cursistas de Língua Portuguesa e Matemática, com a presença dos convidados e alguns curiosos juntamente com os Professores Formadores de Matemática, Língua Portuguesa e a Coordenadora.
Iniciamos desejando as boas vindas com a entoação do Hino Nacional.
Dispostos a resgatar e construir uma proposta participativa e conscientizadora foi enfatizado e aprimorado as práticas pedagógicas. Ressaltamos ainda a importância dos Fundamentos da Proposta Pedagógica do GESTAR II. Em seguida fez-se a dinâmica “Sorriso Milionário” que é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida.
Foi entregue aos participantes o texto reflexivo “O Professor está sempre errado” onde foi demonstrado grande interesse e estimulo com a participação de todos.
Assim, nesta concepção de melhoria do processo ensino aprendizagem separamos os participantes da área de Língua Portuguesa e Matemática e em seguida foram encaminhados às salas de aulas, onde juntamente com o professor formador foram aplicados os primeiros contatos com os AAAs e TPs.O encontro foi dividido em dois momentos, manhã e tarde. Retornando à tarde já era possível perceber os esforços dos Professores Cursistas em obter maiores conhecimentos e não medindo esforços em busca dos objetivos".

2 comentários:

  1. Parabéns, Sandra Regina!
    Mais um importante passo foi dado rumo ao sucesso do Gestar II em Alto Parnaíba.

    Um abraço,

    Erla

    ResponderExcluir
  2. VOCÊS FIZERAM A DIFERENÇA, DEPOIS DO GESTAR, OS PROFESSORES ESTÃO MAIS ENTUSIASMADOS E SUAS AULAS ESTÃO SENDO MAIS ABSORVIDAS PELOS ALUNOS.

    PARABÉNS!!

    CARLOS BIÁ - PROFESSOR LICENCIADO EM GEOGRAFIA
    ALTO PARNAÍBA - MA

    ResponderExcluir